O que é Autoridade do Domínio em SEO
Com o refinamento das técnicas de SEO, muita gente anda querendo saber o que é Autoridade do Domínio, uma curiosidade que até bem pouco tempo passava longe das cogitações de quem estava começando na área de SEO, mas que devido à sua crescente importância começa a ganhar espaço nos manuais e rotina dos profissionais de SEO.
Antes de entrarmos na discussão sobre o que é Autoridade do Domínio, é preciso deixarmos claro alguns conceitos básicos de SEO – Search Engine Optimization.
Além dos fatores de estrutura que afetam o posicionamento de um site nas ferramentas de busca, existem também os fatores internos de cada página, chamados de Fatores On Page e os fatores externos chamados Fatores Off Page.
A Autoridade do Domínio em SEO é justamente uma métrica que avalia uma série de fatores Off Page do domínio como um todo, e que atribui a ele maior ou menor relevância em relação a outros sites presentes nos bancos de dados dos grandes buscadores, como Google, por exemplo.
Para orientar melhor nossa explicação, dividimos este artigo nos seguintes tópicos:
1 – A definição de Autoridade do Domínio
2 – O que influencia na Autoridade do Domínio
3 – Ferramentas para verificação da Autoridade de um domínio
4 – O que na verdade significa este indicador
5 – Como melhorar a Autoridade do seu domínio
Vamos analisar cada um deles para que você tenha uma boa noção de o que é Autoridade de Domínio e qual sua importância para o marketing digital.
1 – A definição de Autoridade do Domínio
O conceito de Autoridade do Domínio, também conhecido em dashboards de SEO como DA – Domain Authority, é uma métrica que define a importância de um determinado domínio em função de fatores Off Page como o número de links que apontam para este domínio e a qualidade, em termos de relevância que cada um desses domínios possui.
Não existe um indicador oficial sobre a Autoridade de Domínio, pois na verdade este é um indicador desenvolvido por consultorias independentes prestadoras de serviços de SEO. O conceito é geral, e para falar a verdade, não é novo, pois o bom e velho PageRank na verdade é uma métrica que tenta determinar a autoridade de um domínio.
2 – O que influencia na Autoridade do Domínio
Não dá para dizer que existe um único fator que seja preponderante no cálculo da autoridade de um domínio, já que todas as fórmulas usadas pelas empresas e sites que calculam este indicador levam em consideração inúmeros critérios, e seus fatores de ponderação não são conhecidos.
Em nosso Curso de SEO sempre dizemos que antes da técnica vem a coerência e conhecimento da filosofia de SEO. Portanto, partindo desse princípio, podemos pelo menos inferir alguns fatores que seriam decisivos neste cálculo, como por exemplo:
-
- Idade do domínio
- Reputação do site
- Links que apontam para o site
- Qualidade dos Inbound Links
- Diversidade de links
- Padrão temporal
- Análise distributiva
Como você pode ver, não é nada fácil manipular um indicador desses e na verdade é bem mais fácil seguir as boas práticas de SEO do que ficar perdendo tempo com esse tipo de manipulação.
A autoridade do site vem naturalmente com a publicação de conteúdo de qualidade e uma estratégia de Link Building bem distribuída e calibrada.
3 – Ferramentas para verificação da Autoridade de um domínio
Para saber qual a autoridade de um domínio existem diversas ferramentas como o Open Site Explorer, por exemplo, que além dessa informação, incorpora também outros indicadores importantes para a análise de um site e páginas individualmente.
Outra ferramenta para verificação da Autoridade de Domínio de um site, desta vez mais simples, mas extremamente prática, é a Small SEO Tools.
A fonte de dados é a mesma da Moz, mas é mais simples, principalmente para quem está iniciando.
Em nosso curso de SEO online temos um grande debate sobra a questão da Autoridade de Domínio no módulo de vídeo aulas que tratam sobre os fatores de indexação off page e nele, chamamos atenção sobre o uso dessa ferramenta durante a pesquisa para formulação de uma estratégia de SEO e a otimização em si de cada página do site.
4 – O que na verdade significa este indicador
Para quem ainda não está familiarizado com o que é Autoridade do Domínio, fica uma aviso, ele não é um indicador que possa ser analisado individualmente e nem é referência única para avaliação da relevância de um site, como aliás, acontece na maioria das situações no processo de otimização e avaliação de um site sob o prisma de SEO.
É importante salientarmos que a Autoridade de Domínio não deve ser considerada como fator de acompanhamento de curto prazo, pois em seu cálculo são levadas em consideração um grande número de variáveis, esse indicador está sujeito a oscilações constantes.
A médio e longo prazo, pode ser sim visto como indicador de produtividade e refinamento do trabalho de otimização, mas a curto prazo suas variações não são estatisticamente representativas e nem confiáveis.
5 – Como melhorar a Autoridade do seu domínio
Sabendo agora o que é Autoridade do Domínio, vejamos então o que fazer para melhorá-lo, de forma a se destacar nas páginas de respostas dos grandes buscadores.
Em primeiro lugar, você deve estar consciente que terá que trabalhar em diversos aspectos do seu site, e o resultado, como a maioria das ações em SEO, vai demorar algum tempo para aparecer, em média dois ou três meses, mas vale a pena.
A Autoridade de Domínio é calculada levando-se em consideração diversas dimensões, onde o site é visto como um todo, e não como peças isoladas.
Algumas ações para melhorar a autoridade do seu domínio:
-
- Faça uma auditoria em suas palavras chave
- Crie conteúdo relevante que atraia tráfego qualificado para o seu site
- Aumente a quantidade de links de qualidade para o seu site
- Use as redes sociais para gerar links e tráfego
- Tente melhorar sua reputação nos mecanismos de busca através
- Outros fatores como a velocidade de carga das páginas também influenciam
Agora que você já sabe o que é Autoridade do Domínio, preste atenção a essa variável na hora de criar suas estratégias de links building, para não cair em armadilhas de relacionamento.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing