Planejamento de campanha de marketing nas redes sociais

O planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais é uma etapa fundamental de qualquer ação nesta área que não raramente é ignorada, principalmente por empresas que ainda não possuem uma visão muito nítida sobre esse novo universo do marketing online, e principalmente do que é na verdade ter uma presença profissional nas mídias sociais.

Quando falamos em planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais não estamos falando de imediato em ferramentas tecnológicas e sim, em um primeiro momento, de um planejamento estratégico das ações, sem o qual se torna impossível extrair o máximo, não só das ferramentas, mas também dos recursos alocados para estas ações.

Roteiro para planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais

Em nosso curso de redes sociais e marketing nas mídias sociais chamamos muita atenção e orientamos os participantes para essa etapa do processo, pois sem ela fica praticamente impossível gerir ações de marketing em mídias sociais, e a bem da verdade, qualquer campanha de marketing online.

Um bom roteiro inicial para o planejamento de uma campanha de marketing nas mídias sociais seria o proposto abaixo. É claro, que cada item deve ser desdobrado em um detalhamento mais específico, como mostramos em nosso treinamento, mas em linhas gerias seriam as seguinte as definições iniciais.

Definição de Metas e Objetivos de Campanha

As metas a serem alcançadas com a ação de marketing nas mídias sociais devem ser definidas prioritariamente, pois determinam o procedimento de vários outros fatores como, por exemplo, o tipo de política a ser adotada nos diversos canais e rotinas de conversão em ferramentas como o Google Analytics, por exemplo.

Avaliação dos Recursos Disponíveis

Infelizmente nem tudo são flores. Uma velha máxima da economia diz que:

As demandas tem como característica serem ilimitadas, ao passo que os recursos insistem em se apresentar como escassos

No planejamento de campanhas de marketing nas redes sociais, as oportunidades só esbarram na limitação da criatividade da equipe, enquanto os recursos nem sempre são na proporção dessa criatividade.

Portanto, é necessário uma avaliação do orçamento disponível para ações de marketing nas mídias sociais para podermos traçar uma campanha realista e factível.

Definição de Funções e Atribuições

Definir quem atuará no projeto (marketing, TI, vendas, etc… ) e quais serão as atribuições.

É desejável que os participantes sejam usuários das principais redes sociais e estejam sempre conectados, para captar a essência das ações e com isso colaborar em seu refinamento.

Identificação do Público Alvo

A quem nossa campanha será dirigida? Qual o comportamento desse público e o que buscam na Internet.

É importante conhecer o perfil do usuário para que possamos montar uma campanha que crie um laço direto entre a marca e o público, afinal de contas, marketing em redes sociais é fundamentalmente construção de relacionamentos.

Definição da Linha de Comunicação

Definição da linguagem (formal ou informal) a ser utilizada, o público alvo, a abordagem ideal (adotando uma comunicação mais pessoal ou institucional), a periodicidade de atualização (blog corporativo, Twitter, Facebook, LinkedIn ou qualquer outra mídia social) e o tempo máximo de resposta às interações.

Definição das Mídias a Serem Utilizadas

Que mídias sociais serão usadas na campanha. Quais são as mídias sociais que o público alvo costuma utilizar? Que tipo de ferramental digital será necessário para essa atuação?

Quando falamos em planejamento de campanhas de marketing em redes sociais não estamos dizendo que é necessário atuar no maior número possível delas, mas sim, naquelas que nosso público-alvo se concentra e é mais ativa.

Criação de Canais

Identificar quais canais de mídia social estão sendo mais usados pelo público-alvo da campanha. Se os usuários gastam a maior parte de seu tempo visitando determinados canais sociais, estar presente nesses canais é essencial.

Nessa etapa não só criamos os diversos canais (perfis no Twitter, Páginas no Facebook etc…) como também customizamos a ferramenta e damos início a etapa de SMO – Social Media Optimization dos perfis.

Produção de Conteúdo

Em se tratando de campanhas de marketing nas redes sociais, o conteúdo também é Rei. É a parte mais importante para a sustentação da campanha.

Gerar conteúdo é um passo importante para estreitar a relação com essas pessoas, gerar valor, manter todos informados de novidades e mostrar que a empresa é viva, dinâmica e atualizada.

Definição de Monitoramento

Uma campanha de marketing digital sem monitoramento não existe uma vez que se torna impossível mensurar seu retorno. Que ferramentas serão usadas? Quais serão as métricas utilizadas?

Definir com exatidão quais as necessidades do monitoramento é essencial para que possamos contratar as ferramentas mais adequadas para atingirmos nossos objetivos. Jim Sterne, em seu livro Métricas em Mídias Sociais, afirma que o erro na definição de métricas inviabiliza qualquer iniciativa de marketing em mídias sociais.

É importante que as pessoas envolvidas no projeto tenham a noção de que o marketing nas mídias sociais é baseado em relacionamento e isso leva tempo até começarem a aparecer os primeiros resultados.

O planejamento de campanhas de marketing em redes sociais envolve também a conscientização dos participantes e principalmente da administração da marca para qual estamos trabalhando.

Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing

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