Marketing Digital Para Iniciantes – O Guia Completo
Falar sobre marketing digital para iniciantes é um tema que me agrada muito, pois na maioria das vezes esta é a porta de entrada para futuros profissionais ou então desperta as empresas para a importância do marketing online nos dias de hoje.
Com mais de dez anos de experiência no ensino de marketing digital, como cofundador e instrutor da Academia do Marketing, já vi muitos olhos brilharem, na medida em que as pessoas começam a se interessar pelas técnicas e ferramentas do marketing online.
Muito embora o marketing digital seja uma imposição do mercado hoje em dia, tanto para profissionais quanto para empresas, muita gente ainda encontra algumas barreiras na hora de começar a entender seus conceitos básicos, ferramentas e estratégias.
O que é Marketing Digital
Nada mais coerente, quando o assunto é marketing digital para iniciantes, do que começarmos definindo exatamente o que é marketing digital. Segundo a Wikipédia, o marketing digital pode ser definido como:
“Ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.”
O marketing digital está presente em todos os aspectos do nosso dia a dia, e é por isso mesmo que vem se tornando um mercado de trabalho gigantesco e uma imposição para empresas de todos os portes.
As dimensões do Marketing Digital
O marketing digital trabalha em diversas frentes, utilizando diversos canais para a divulgação de produtos e serviços. Podemos divulgar empresas por meio de diversas estratégias de marketing digital, específicas para cada dimensão.
O marketing digital para iniciantes por vezes fica confuso, porque as pessoas simplesmente não sabem por onde começar. Para dar a você uma orientação inicial, podemos classificar o marketing online em três dimensões amplas:
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- Marketing de busca e duas subdivisões
- Marketing nas mídias sociais
- Marketing de conteúdo
Vejamos então o que cada uma dessas dimensões engloba e quando são utilizadas.
Marketing de Busca
Nossa primeira dica em termos de marketing digital para iniciantes e simplesmente ser encontrado, ou seja, estar presente em buscas realizadas na Internet, principalmente nos grandes mecanismos de busca, como o Google por exemplo.
A esta exposição, chamamos de Marketing de Busca, ou seja, estratégias para conseguir o máximo de exposição nas páginas de respostas das pesquisas realizadas no Google e outros mecanismos de busca.
O Marketing de Busca é dividido em suas estratégias específicas:
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- SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca
- Links Patrocinados – Anúncios nas páginas de respostas de pesquisas
Cada uma dessas estratégias tem uma função específica e técnicas próprias como veremos logo abaixo. Para saber mais detalhes sobre essa dimensão, sugiro que você leia o nosso artigo O Que é Marketing de Busca.
SEO – Search Engine Optimization
Um dos grandes obstáculos do marketing digital para iniciantes são as siglas, que muitas vezes são mencionadas sem o seu devido esclarecimento, e SEO é uma delas.
SEO quer dizer Search Engine Optimization, ou otimização para ferramentas de busca. É a técnica de marketing digital que busca colocar as páginas de um site nas primeiras colocações não pagas das páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google e Bing, por exemplo.
Adotar esta estratégia possui inúmeras vantagens, como por exemplo:
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- Não existe custo direto para os acessos vindos de cliques dados na parte não paga das páginas de respostas do Google;
- Os acessos a partir destas buscas são considerados como Tráfego Qualificado, ou seja, com altíssimo potencial de conversão;
- Os sites que ocupam as primeiras posições nas páginas de respostas dos grandes buscadores são considerados uma referência em sua área.
Ter uma boa estratégia de SEO é fundamental para qualquer tipo de negócio, pois a qualidade do tráfego que é gerado pelos mecanismos de busca é incontestável. Tráfego gratuito e de qualidade, não se discute.
Links Patrocinados
Outra grande dúvida em termos de marketing digital para principiantes diz respeito aos links patrocinados, os anúncios que são inseridos nas páginas de respostas do Google, e se destacam por estarem logo no topo da listagem.
Estes resultados pertencem ao Google Ads, a rede de anúncios do Google, que além de exibir anúncios nas respostas de pesquisas do buscador, permite também a inserção em outros ambientes do Google, como:
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- Rede de display – Sites parceiros do Google
- YouTube – Em vídeos e páginas de canais
- Google Shopping – O comparador de preços do Google
- Aplicativos – Google Play e dentro de aplicativos
- Gmail e Discovery – Promoções e banners no Discovery
No âmbito do marketing de busca, os links patrocinados funcionam como uma alternativa ao SEO, ou para atingir um público segmentado por palavras-chave escolhidas na hora da criação do anúncio.
O custo destes anúncios no Google Ads é determinado por um sistema de leilão em função da demanda por uma determinada palavra-chave.
Google Meu Negócio
Em se tratando de marketing digital para iniciantes, uma opção ainda desconhecida de muita gente é o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita do Google, voltada para pequenos negócios locais.
Criar um perfil nesta ferramenta, pode alavancar em muito a sua exposição, se você aplicar as técnicas de otimização de textos, campos e outros itens existentes na ferramenta.
Para que você tenha ideia do potencial dessa ferramenta, aqui na Academia do Marketing, só ela gera em torno de 6 mil acessos ao site todos os meses. Para saber mais detalhes, sugerimos que você leia o nosso artigo O Que é Google Meu Negócio.
Mídias Sociais
Nos últimos tempos, as mídias sociais têm sido a porta para o marketing digital para iniciantes, por serem, pelo menos em uma primeira abordagem, canais fáceis de serem utilizado para a divulgação de empresas.
A experiência em redes sociais é interessante, pois dá aquele gostinho de criar um canal de comunicação com o público, seja a nível pessoal ou empresarial.
O problema em termos de marketing digital para iniciantes é justamente saber distinguir que uma coisa é o gerenciamento de uma conta pessoal, descomprometida com resultados, e outra, completamente diferente é o marketing digital voltado para marcas.
O marketing nas redes sociais exige capacitação, pois não se trata unicamente de saber “postar”, mas sim de gerar engajamento e principalmente conversões para a marca, o que grande parte do público ainda não entendeu.
Além disso, é necessário um planejamento estratégico prévio. Não é por outro motivo que em nosso Curso de Marketing nas Redes Sociais, colocamos este módulo como o primeiro do nosso treinamento.
Marketing de Conteúdo
No momento atual do marketing digital, uma empresa não pode basear o seu site apenas em ofertas de produtos e serviços. É necessário abastecer o público com informações, para ajudar no que chamamos de Jornada de Compra do Consumidor.
O Marketing de Conteúdo é justamente isso. Criação de conteúdo informacional, para orientar os visitantes do seu site em relação à sua área de atuação. Isso pode ser feito de diversas formas:
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- Um blog associado ao site da sua empresa
- Vídeos em seu site ou no canal da empresa no YouTube
- E-books para serem baixados em seu site ou disponibilizados em outros ambientes
Uma das nossas principais dicas de marketing digital para iniciantes é justamente dar uma atenção especial a esta dimensão do marketing online, pois ela é uma forte geradora de Leads e também ajudará bastante no seu trabalho de SEO.
Principal dica de marketing digital para iniciantes
Não importa qual seja a sua intenção de divulgação online. Minha principal dica de marketing digital para iniciantes é elaborar um planejamento prévio. Sem isso, suas chances de sucesso são muito reduzidas.
Em nosso Curso de Marketing Digital Para Iniciantes, começamos justamente por esta parte, dedicando o primeiro módulo ao Planejamento e o segundo a criação da Persona de Marketing.
Ter um plano de marketing digital é fundamental em dois pontos. Em primeiro lugar, você promove uma integração entre os diversos canais, potencializando cada ação.
O segundo motivo é que ao criar um planejamento que gere uma sinergia entre as diversas ações, você consegue maximizar seus resultados e reduzir o investimento.
Sabemos que o marketing digital para iniciantes pode ser confuso, mas com estes conceitos iniciais apresentados e os links complementares, acreditamos que seu aprendizado será bem mais fácil.
Por Alberto Valle no blog da Academia do Marketing