Como criar uma estratégia de SEO
Todos querem destaque no Google, concorda? Portanto, escrever um artigo sobre como criar uma estratégia de SEO pode ser uma boa estratégia para uma empresa que, entre outras atividades, ministra cursos sobre otimização de sites, ou seja, as técnicas e ferramentas para colocação de sites em posições de destaque nos grandes buscadores, e quer ter seus treinamentos divulgados.
Isso é SEO. Saber como montar uma estratégia de SEO era a sua dúvida e nós trabalhamos o conteúdo deste artigo justamente para estar bem posicionado na hora em que você fizesse esta busca em uma grande ferramenta como Google, Bing ou Yahoo. Mágica? Não. Técnica pura aliada a bons princípios de marketing.
O que vem a ser uma estratégia de SEO
O planejamento estratégico de SEO é um dos passos mais importantes que um projeto web, seja ele site, blog ou loja virtual pode dar.
É nele que sintetizamos a essência da política de divulgação em termos de marketing de busca.
Quando falamos em criar uma estratégia de SEO estamos falando do posicionamento estratégico da marca em relação a um grupo determinado de palavras-chave pelas quais acreditamos que os internautas irão fazer suas buscas.
É essa a essência do SEM – Search Engine Marketing.
No caso específico do SEO, nossa preocupação fundamentalmente é com uma ótima exposição nas páginas de respostas dos mecanismos de busca, também conhecidas como SERPs, na área de busca orgânica, ou seja, os resultados não pagos dos buscadores.
Qual a importância de uma estratégia de SEO?
O trabalho de otimização de sites, envolve muito mais que apenas questões técnicas que podem fazer com que um site seja bem posicionado nas páginas de respostas do Google, por exemplo.
O trabalho de SEO leva em consideração a estratégia de marketing global e suas diversas ações individuais, é algo que não pode ser visto de forma isolada, mas sim integrada a Inbound Marketing, redes sociais e outras dimensões do marketing online.
Além disso, criar uma estratégia de SEO logo no início do seu projeto é fundamental para que mais na frente você não tenha que fazer mudanças radicais em termos de Search Marketing que venham a trazer pesados custos em termos de plataforma do site assim como do próprio marketing de busca do seu projeto.
Em nosso curso de SEO sempre chamamos atenção ao fato da atividade prática ser bem mais empolgante do que a atividade de planejamento, mas é o planejamento quem garante o sucesso das ações hands on.
Todo e qualquer livro sobre SEO sério coloca isso como prioridade máxima.
Como criar uma estratégia de SEO para um site, blog ou loja virtual
Em primeiro lugar você precisa ter muito bem definido o publico alvo da sua estratégia e o momento de busca desse público.
Para quem você deseja aparecer nos resultados de pesquisas e em que momento dessa pesquisa?
Definir as Personas de Marketing é uma das funções básicas de qualquer projeto de marketing digital, justamente porque esse consumidor hipotético é quem dirige as nossas ações.
Além das características da Persona, é preciso levar em consideração também o momento de busca do usuário, para posicionar o conteúdo no momento certo.
Esqueça por um momento o que você quer apresentar e pense no tipo de problema que você pode resolver.
É com essa cabeça que fazemos o trabalho de SEO: De que forma posso ser chamado para apresentar a solução que o internauta busca na hora certa?
A importância da escolha das palavras-chave
Identificado o cliente em potencial e seu momento de busca, passamos então a elaborar nossa estratégia de SEO, buscando o máximo de exposição nas ferramentas de busca, desde a s palavras-chave menos improváveis, e na maioria das vezes, com maior potencial de conversão, as Long Tails, até mesmo aquelas mais básicas, típicas de quem está iniciando uma busca.
Abaixo mostramos um exemplo que apresentamos em nosso cursos de SEO online, de curva de demanda por palavras-chave. É através dela que vamos dividir nossas palavras em três grupos: As palavras de Head, as de Middle e as de Long Tail.
Parece simples, mas escolher entre palavras que trazem muito tráfego, mas um pequeno número de conversões e palavras-chave de pouco volume de busca, mas um enorme potencial de conversão, nem sempre é tarefa fácil.
A resposta nem sempre está na conversão. A estratégia maior tem mais peso. De que forma o marketing de busca se coloca no contexto da sua estratégia de marketing global?
Em que momento do funil de conversão conseguir uma posição de destaque nas páginas de respostas do Google seria mais interessante.
Definindo áreas e prioridades para a otimização do site
Em termos práticos, o primeiro passo é deixar bem claras as diversas áreas do site para sabermos quais delas dever ser priorizadas e como vamos orientar a otimização em termos de momento de decisão do consumidor e tipo de palavras-chave. Abaixo temos uma imagem de como é feita essa hierarquização.
Como você pode ver, a questão não esta apenas em como criar uma estratégia de SEO, mas também em como ordenar as diversas questões que envolvem esta estratégia.
Determinar as necessidades do internauta em cada momento é essencial para o sucesso da estratégia seja em um site de conteúdo ou no SEO em e-commerce.
De nada adianta sair otimizando páginas se esse projeto não obedece um projeto de SEO baseado em pesquisas sobre o comportamento do visitante e suas necessidades.
O SEO moderno é muito mais que apenas uma questão técnica, ele exige uma compreensão ampla do cenário em que a empresa se insere e um alinhamento completo com as outras estratégias de divulgação que compõem nosso plano de marketing digital global.
Colocando a mão na massa
Ao contrário do que muita gente que deseja saber como criar uma estratégia de SEO pensa, a última coisa a ser feita é colocar a mão na massa e partir para a otimização em si.
Depois de desenhado todo o projeto de SEO, ai sim partimos para os processos de otimização da estrutura do site, a otimização onpage, com a aplicação de técnicas de otimização nas páginas do site e posteriormente a otimização offpage feita através de técnicas de link building.
Como você pode ver, a otimização de um site não é nenhuma caixa preta, mas é uma tarefa que exige do profissional de SEO muita pesquisa, estudo do caso e conhecimento das técnicas a serem aplicadas em cada situação.
Pensando bem, talvez o título deste artigo não devesse ser Como Criar Uma Estratégia de SEO, mas sim, Como Pensar Para Uma Estratégia de SEO, pois como você pode ver, é muito mais uma questão de estruturação de pensamento em termos de otimização, do que a simples aplicação de técnicas de Search Marketing.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing