O que é Marketing de Busca e sua importância no marketing digital

Desconhecer o que é marketing de busca e qual a sua importância no contexto do marketing digital pode significar a perda de uma das melhores e mais baratas oportunidades de exposição da sua marca nas páginas de respostas das ferramentas de busca.

O marketing de busca, também conhecido como SEM – Search Engine Marketing, é o segmento do marketing digital que tem como foco estratégias e ferramentas de divulgação em ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing.

No caso de e-commerce, podemos também incluir nesta categoria os buscadores e comparadores de preços também, como Google Shopping, Buscapé e Shopping UOL.

Para quem trabalha com mídias sociais, também é extremamente importante saber o que é marketing de busca, pois seus conceitos são amplamente utilizados em perfis e conteúdos, no que é conhecido como trabalho de SMO – Social Media Optimization.

Para os mais experientes pode parecer estranho que alguém não saiba o que é marketing de busca, mas a realidade mostra que o desconhecimento sobre o funcionamento do marketing de busca tem levado vários empreendedores online novatos a perderem grandes oportunidades de negócios e fatias consideráveis do marcado.

Definindo o que é marketing de busca

Não se trata apenas de entender o que é marketing de busca, pois isso deixaria o termo isolado do contexto. Nosso objetivo neste artigo é também explicar a você como ele se insere no no contexto de uma campanha de marketing digital como um todo.

O objetivo maior de qualquer estratégia de search marketing é conseguir a maior exposição possível nas páginas de respostas dos sites de busca seja através do processo de otimização de sites ou através de programas como o Google Ads, os anúncios no Google, e outros oferecidos por buscadores como o Bing.

Essa exposição é responsável por uma forte geração de acessos ao site, e mais ainda, geração de um tráfego qualificado, que possui um elevado potencial de conversão.

Basicamente, o marketing de busca se divide em duas categorias, a das buscas orgânicas e os links patrocinados.

  • Busca Orgânica – É o segmento do marketing de busca que trata dos resultados espontâneos nas páginas de resposta dos grandes buscadores como o Google, por exemplo. É nessa categoria que as estratégias de SEO – Search Engine Optimization surgem como forma de divulgação de um site.
  • Links Patrocinados – É o segmento do Search Engine Marketing que trata exclusivamente dos resultados pagos conseguidos através de ferramentas como o Google Ads.

Cada uma dessas dimensões do marketing de busca, possui um conjunto de técnicas e se aplica a um determinado momento ou situação. Não há como dizer que uma é mais importante do que a outra, pois cada uma é responsável pela satisfação de uma determinada necessidade em termos de marketing digital.

Trabalhando com estas duas dimensões, podemos elaborar uma série de estratégias que resultarão em uma exposição maior da marca nos buscadores e uma relevância maior para o site.

Integrando estratégias de Marketing de Busca

Sempre que tratamos de marketing de busca em nosso curso de marketing digital, fazemos questão de ressaltar a importância de fazermos com que essas duas estratégias caminhem juntas. Isso porque, as duas, quando tratadas simultaneamente, podem contribuir em muito para os resultados de uma na outra criando uma sinergia em marketing digital.

Dissociá-las dentro de uma estratégia ampla de marketing de busca, seria um erro fatal, pois não estaríamos obtendo o máximo de rendimento de cada uma delas.

Os trabalhos de SEO e Links Patrocinados são complementares, até porque, ambos trabalham com o mesmo insumo básico, ou seja, a escolha das melhores palavras-chave para um site ou página seja exibido nas páginas de respostas dos buscadores, através de um processo de otimização do site.

Em inúmeras situações, as informações da estratégia de SEO são utilizadas na estruturação de estratégias de Links Patrocinados e vice-versa.

Não basta apenas ser encontrado no Google se posicionando nos primeiros resultados das páginas de pesquisa, você precisa ser encontrado na hora certa e pela pessoa certa melhorando assim a experiência do usuário que visita o seu site. Por isso as duas estratégias precisam estar muito bem alinhadas para que você apareça para o usuário no momento de busca em que ele esta situado.

Marketing de Busca como referência

O marketing de busca funciona hoje em dia como uma das mais fortes ferramentas de exposição de uma marca na Internet, seja na parte de SEO quanto no segmento de links patrocinados.

Uma das atuais tendências do web marketing moderno é ser uma referência em conteúdo sobre um determinado assunto e é nessa estratégia que o SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca se faz presente, colocando o conteúdo produzido entre os Top 10 em função das palavras chave digitadas na busca.

A proposta do marketing de busca no que se refere a links patrocinados é também conseguir as melhores posições possíveis, só que na área reservada a esse tipo de anúncio. Esse segmento do marketing, busca trabalhar itens como palavras-chave, CPC e ROI, alguns dos elementos a serem ajustados.

O marketing de busca é certamente uma das áreas que apresentará maior crescimento no mundo inteiro e por isso é indispensável que ele esteja presente em qualquer planejamento de marketing digital para não perder as ótimas oportunidades que se apresentam nesse segmento do marketing online.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

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